segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A publicização da vida privada no Twitter

Bom dia,

Hoje vou falar um pouco de um fenômeno recorrente no cenário atual a partir da referência:

SANTA, Camila; COUTO, Edvaldo. A Publicização da vida privada no twitter. IN.: Revista Fronteiras: estudos midiáticos. v. 14, nº1, jan 2012

As redes sociais são um espaço democrático em que estão pessoas diferentes e a valorização do sujeito está atrelada a sua capacidade de estar "visível", de conectar-se e divulgar a sua vida pessoal. Diante dessa emergência virtual quase imposta, o Twitter passou a ser uma ferramenta de descrição em tempo real onde o íntimo e o pessoal saíram de moda e a atualizalçao instantânea do cotidiano é quase obrigatória.
"Sendo assim, é uma característica da sociedade contemporânea socializar as intimidades, tornar público tudo o que aparentemente seria ou deveria ser de ordem do privado" (p. 38).
A vida só tem sentido se o outro tiver conhecimento e as consequências disso podem ser desastrosas, pois o "ambiente familiar" corrobora para que o bom senso, algumas vezes, seja perdido/esquecido.
Cada sujeito é um pontencial influenciador de seus seguidores, pensando nisso meu questionamento é: "Será que eles também pensam, em tempo real, na responsabilidade das suas postagens?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário